sábado, 13 de novembro de 2010

Notícias do Chile

Hola jugadores

Estou acompanhando o Festival de Cine de Antofagasta, aqui no Chile e estou me surpreendendo. Todas as salas estão lotadas, inclusive nos horários mais esdrúxulos como o do Gol a Gol, que foi o primeiro longa exibido no festival, às 13h15. Sala cheia e muitos comentários sobre o filme "brasileño"

Hoje assisti à um dos concorrentes do Gol a Gol: PECADOS, de Martín Rodriguez, um roteiro de primeira. O filme conta a vida de sete mulheres, cada uma com o seu pecado, todo filmado em close, no máximo um plano médio, e as mulheres falam o tempo inteiro, às vezes para si mesmas, às vezes para câmera. Meu cérebro deu um tilt com tanta falação em espanhol, mais o filme é bueno, o diretor é conhecido por aqui e é um forte concorrente.


Antofagasta é um espetáculo a parte, achei que era uma cidade pequena mais é a quinta mais povoada do Chile. A cidade é muito organizada, assim como o festival. Um povo muito cordial com uma cultura cinematográfica bem mais avançada que a nossa, são patriotas e prestigiam o cinema chileno sem medir esforços. Temos muito o que aprender. Assisti o documentário de Patrício Guzmán, "Nostalgía de la Luz" e foi aplaudido incessantemente por uns 5 minutos, essa é a vibe dos hermanos chilenos. Abraço a todos.

Um comentário: